sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Plano de aula


Plano de aula aplicado nos dias 16 e 18/10 - Escola Castelo Branco

Período: 2 dias.
Área do conhecimento: Língua Portuguesa.
Conteúdos:
- Reconhecimento do alfabeto;
- Associação das letras iniciais à palavras;
- Relação imagem/escrita;
- Reconhecimento das palavras;
- Leitura.

Objetivos:
- Reconhecer o alfabeto;
- Associar letra à uma palavra;
- Relacionar imagem/escrita;
- Ler as palavras.

Encaminhamento Metodológico:
- Brincadeira Caracol do alfabeto;
- Brincadeira Alerta;
- Registro de palavras;
- Leitura.

Recursos:
Quadra, dado, bola, papel sulfite, lápis, borracha, giz.

 Critérios de avaliação:
- Reconhece o alfabeto;
- Associa letras à palavras;
- Relaciona imagem/escrita;
- Reconhece as palavras;
- Lê as palavras.

Instrumentos de avaliação:
- Participação na brincadeira;
- Relação imagem/escrita;
- Registro das palavras;
- Leitura.

Brincadeira “caracol do alfabeto” - Desenhar no chão um caracol bem grande com todas as letras do alfabeto, confeccionar um dado grande com caixa de papelão.
Fazer uma fila com todos os alunos na entrada do caracol, o primeiro lança o dado e anda a quantidade correspondente ao número do dado.
A professora faz perguntas: que letra é essa? Tem algum aluno em nossa turma que começa com essa letra? Quem? Que outras coisas também começam com essa letra?
Alerta -  Cada criança representará uma letra.
Uma criança joga a bola para cima e as outras correm. Ela deve gritar uma letra, quem representa a letra deve pegar a bola e gritar ALERTA! A criança que pega a bola da três passos e joga a bola para outra criança. A criança que pegar a bola deve falar palavras que iniciem com a letra que o amigo (que jogou a bola) representa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário