quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Plano de aula - Letra B

Plano aplicado na Escola Randolfo Arzua


Conteúdos:

ñ     Dinâmica reflexiva sobre o que pedir ao outro;
ñ     Reconhecimento da letra B e sua família fonêmica;
ñ     Relação oralidade/escrita;
ñ     Formação de palavras com a letra B.

Objetivos:

ñ   Incentivo à reflexão sobre desejar o bem ao outro (dinâmica);
ñ   Identificar palavras que comecem com a letra b;
ñ   Demonstrar que tudo que se fala/ouve pode ser escrito ou desenhado;
ñ   Formação de palavras com a família fonêmica do B.

Encaminhamento Metodológico

ñ     Apresentar a música “Baratinha” em forma de som/vídeo
ñ     Conversa dirigida
ñ     Desenho
ñ     Formação de palavras com a família fonêmica do b, utilizando o alfabeto móvel e dominó de imagem com as sílabas.

Recursos:

Data Show, Caixa de som, notebook, folha sulfite, lápis, lápis de cor, dominó de sílabas, alfabeto móvel.

Critérios de avaliação:

ñ     Compreende a importância de desejar o bem ao outro;
ñ     Identifica palavras com a letra determinada do texto ouvido;
ñ     Percebe que tudo que se fala pode ser escrito ou desenhado;
ñ     Consegue formar palavras com a letra/família fonêmica determinada;

Instrumentos de avaliação:

Produção de texto oral, desenho/escrita, formação de palavras com a letra/ família  fonêmica determinada.

Referências:


Proposta para o aluno:

Vamos ouvir a música: “Baratinha” - DVD “Galinha Pintadinha”

Baratinha (Letra)

A barata diz que tem
Sete saias de filó
É mentira da barata
Ela tem é uma só
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem é uma só
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem é uma só
A barata diz que tem
Um anel de formatura
É mentira da barata
Ela tem a casca dura
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem a casca dura
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem a casca dura

A barata diz que tem
Um sapato de fivela
É mentira da barata
O sapato é da mãe dela
Rá rá rá, ró ró ró
O sapato é da mãe dela
Rá rá rá, ró ró ró
O sapato é da mãe dela

A barata diz que tem
Uma saia de cetim
É mentira da barata
Ela tem é de capim
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem é de capim
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem é de capim

A barata diz que tem
Um sapato de veludo
É mentira da barata
Ela tem o pé peludo
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem o pé peludo
Rá rá rá, ró ró ró
Ela tem o pé peludo

A barata diz que tem
Sete saias de balão
É mentira não tem não
Nem dinheiro pra sabão
Rá rá rá, ró ró ró
Nem dinheiro pra sabão
Rá rá rá, ró ró ró
Nem dinheiro pra sabão

A barata diz que tem
Um vestido de babado
É mentira da barata
O vestido tá rasgado
Rá rá rá, ró ró ró
O vestido tá rasgado
Rá rá rá, ró ró ró
O vestido tá rasgado

A barata sempre diz
Que viaja de avião
É mentira da barata
Ela vai é de busão
Rá rá rá, ró ró ró
Ela vai é de busão
Rá rá rá, ró ró ró
Ela vai é de busão

ñ     Agora vamos conversar sobre a música, quem são os personagens; quais palavras começam com a letra b, quais palavras existem com a letra b também e sua família fonêmica;

ñ     Com uma folha de papel sulfite, lápis e lápis de cor, desenhar e pintar objetos/personagens, etc, que viram e ouvirão da música ou fora da música com a letra determinada.

ñ     Com a utilização do alfabeto móvel e o dominó de imagem/sílabas, formar palavras.

Plano de aula - A letra B e sua família silábica


Plano aplicado na Escola Randolfo Arzua
Conteúdos:
- A letra B e sua família silábica;

Objetivos:
 - Formar novas palavras a partir da família silábica da letra B;
- Perceber a presença das sílabas BA,BE,BI,BO,BU em alguns objetos ( ex; bola, boneca etc).

Encaminhamento Metodológico:
- Colar no quadro a letra B e as silabas BA, BE, BI, BO, BU separadamente escritas em tarjas grandes e coloridas;
- Conversa dirigida, apresentar a família silábica da letra B, e perguntar se eles conhecem objetos que tenham em seus nomes as silabas BA, BE, BI, BO, BU;
- Apresentar aos alunos objetos que tenham algumas dessas sílabas presentes em seus nomes (bola e boneca);
- Batata quente: os alunos formam uma roda e vão passando a bola até ouvirem a palavra “queimou”. Aí, então, a criança que esta com a bola deve falar alguma palavra que comece com a sílaba “BA”, por exemplo, depois com a sílaba “BE” e, assim sucessivamente até que todos os alunos tenham participado da brincadeira;
- desenhar objetos que iniciem com as sílabas BA, BE, BI, BO,BU.
  
Recursos:
Papel, lápis, lápis de cor, giz de cera, canetinha colorida,bola, cartolina, boneca.
  
Critérios de Avaliação
- Reconhece com facilidade a letra B e sua família silábica;
- Ter facilidade em formar novas palavras a partir das silabas BA, BE, BI, BO, BU;
- Participar atentamente das atividades propostas.
  
Instrumentos de avaliação:
Reconhece a família do B, através dos objetos bola e boneca e da formação de palavras com a família do B.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Plano de aula - Alfabeto, nome próprio e valores.


Plano aplicado na Escola Randolfo Arzua
Conteúdo: Alfabeto, nome próprio e valores.

Objetivos: Ajudar na identificação das letras que compõem o alfabeto e também ajudá-los a escreverem seus próprios nomes, conhecendo as letras que fazem parte dele.

Metodologia: As atividades serão desenvolvidas de maneira lúdica.

·  Mural do respeito: Será exposto um mural que foi confeccionada especialmente para evidenciar algumas regrinhas básicas com relação ao respeito que devem ser colocadas em práticas dentro e também fora da sala de aula. Contudo, será também trabalhado um pouco dos valores e a importância dos mesmos, fator fundamental na vida social das crianças.

·        Momento da história: Será trabalhada a história A árvore que não respira. Logo após, será pedido as crianças um desenho de representação do entendimento dos mesmos com relação a história que foi contada.

·        Dança da cadeira: A brincadeira tem como objetivo principal o reconhecimento da escrita do nome próprio de cada um perante o dos outros colegas. Serão utilizados como materiais fichas com o nome de cada um e cadeiras da sala de aula. Ela funcionará de tal maneira: O professor propõe as crianças que façam um círculo com as cadeiras, depois distribuirá as fichas com os nomes para que as crianças fixem nas cadeiras. Logo após pode ser iniciada a brincadeira, inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música que estará tocando cada um deverá sentar na cadeira onde conste a ficha com o seu nome.

Ligue os pontos e descubra o desenho: Nessa atividade todos receberam uma folha onde havia um desenho escondido em meio a pontinhos. Eles acompanhavam letras, portanto, deveria ser seguida a ordem do alfabeto para que então pudesse descobrir qual desenho seria formado no fim de todos os pontos. Após tal procedimento, todos pintarão o desenho.

Plano de aula - A letra P e sua família silábica


Plano aplicado na Escola Randolfo Arzua
Conteúdos:
- Identificação do nome pela inicial;
- A letra P e sua família silábica (PA,PE,PI,PO,PU)

Objetivos:
- Identificar seu nome e o nome de seus colegas a partir da letra inicial;
- trabalhar a letra P e sua família silábica a partir de atividades com PIPA;
- Formar novas palavras com PA,PE,PI,PO,PU.

Encaminhamento Metodológico:
- Nome oculto: O nome dos alunos foram escondidos em envelopes com apenas a letra inicial a mostra, eles deverão levantar hipóteses sobre qual nome pode estar dentro do envelope;
- Conversa dirigida, sobre PIPA: Identificando a família silábica da letra P nas silabas da palavra;
- Confecção das pipas, os alunos deverão enfeitar e colocar a rabiola de fita;
- Formação de palavras com a família silábica da letra P, a classe será dividida em dois grupos,um de cada equipe deverá ir ao quadro e formar palavras que comessem com PA,PE,PI,PO,PU.
- desenhar uma pipa.

Recursos:
Papel, lápis, lápis de cor, giz de cera, envelopes coloridos, tarjas com os nomes dos alunos, caneta, canetinha colorida, fitilho, cola, tesoura, giz, quadro negro.

 Critérios de Avaliação:
- Identificar seu nome pela inicial;
- Identificar o nome dos colegas pelas iniciais;
- Percebe semelhança entre nomes parecidos ( ex:  Fernanda e Fernando);
- Reconhece com facilidade a letra P e sua família silábica;
- Conseguir formar novas palavras com a família silábica do P;
- Reconhecer as silabas PA e PI na palavra Pipa.

Instrumentos de avaliação:
Identificação dos nomes pelas iniciais e reconhecer a família do P através do objeto pipa.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Plano de aula - IDENTIDADE


Plano aplicado na Escola Randolfo Arzua

Área do conhecimento: Língua Portuguesa
Conteúdos:
- Identidade (quem sou eu)

Objetivos:
- Buscar uma maior compreensão sobre quem somos
- Compreender-se como parte integrante e importante na sociedade
- Entender o porquê de cada um ter um nome.

Encaminhamento Metodológico:
- Vídeo do Marcelo, marmelo, martelo;
- Conversa dirigida, explicar que cada um tem um nome, porque somos importantes e, mesmo que haja nomes iguais cada um tem uma identidade, cada um é único e especial;
- Confecção de “Carteira de identidade” no qual deverá constar o nome da criança, o nome dos seus pais e sua data de nascimento;
- Conversa dirigida questionar as crianças sobre qual a origem de seus nomes, quem escolheu e por quê? E contar a eles a origem de nossos nomes;
- Identificação dos nomes escritos nos crachás confeccionados pelas professoras.

Recursos:
Notebook, vídeo Marcelo, marmelo, martelo, projetor, tela para projeção, cartolina, caneta, tarjas coloridas, tarjas brancas, canetinha, lápis de cor, crachá com o nome dos alunos.


Critérios de Avaliação:
- Participa ativamente das atividades propostas;
- Mostrar-se atento e entrosado durante as atividades;
- Reconhece as letras do seu nome;
- Compreende que cada um tem um nome e uma identidade;
- Compreende o que é identidade.

Instrumentos de avaliação:
Identificação dos nomes nas tarjas e confecção das carteirinhas.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Plano de aula - Alfabeto/nomes


Plano aplicado na Escola Randolfo Arzua

Conteúdo
·        Alfabeto
·        Nomes

Objetivos
·        Ensinar a ordem alfabética;
·        Associar as letras do alfabeto com palavras que as tenham como composição inicial;
·        Fazer com que os alunos reconheçam as letras que compõe seus próprios nomes.

Metodologia
  As atividades serão desenvolvidas de maneira lúdica.

- Iniciamos a aula falando um pouco sobre a importância do respeito e como ele é importante dentro e fora do ambiente escolar.

- Na trilha do alfabeto: Nesta atividade um participante por vez lança o dado e avança a casa que sorteou nele. Ao avançar as casas o participante deverá ir lendo cada uma das letras por onde passou.
Na casa que o participante parar deverá dizer duas palavras que começam com essa letra.

- Bingo dos nomes: Em pequenas fichas escrevem-se as letras do alfabeto observando para que apareçam todas as letras necessárias para a escrita dos nomes dos alunos. Com as fichas das letras dentro de um saco de plástico e cada aluno de posse do seu cartão inicia-se o jogo. Primeiramente, é sorteada uma letra pela professora e mostrada aos alunos. O aluno que encontrar no seu cartão a letra, marca-a com uma tampinha. A professora segue cantando letra por letra até acabarem as fichas do saco.

Ligue os Pontos: Os alunos irão ligar os pontos conforme a ordem alfabética para formar a figuras

Recursos
·            Sala de Aula
·           Cartolina
·           Caneta
·           Pátio



terça-feira, 11 de setembro de 2012

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Plano de aula


Período: 08 horas.
Área do conhecimento: Língua Portuguesa.
Conteúdos:
- Identificação do próprio nome;
- Reconhecimento dos nomes dos colegas;
- Relação imagem/escrita.

Objetivos:
- Identificar o próprio nome;
- Reconhecer o nome dos colegas;
- Relacionar imagem/escrita.

Encaminhamento Metodológico:
- Jogo “Caixa dos nomes”;
- Jogo “Adivinha quem é”;
- Jogo “Baralho ortográfico”.

Recursos:
Papel cartão, caixa de sapato, giz branco, venda, canetas canetinha, figuras diferentes.

Critérios de avaliação:
- Concentração;
- Trabalho em grupo;
- Identifica os nomes;
- Relaciona imagem e escrita..

Instrumentos de avaliação:
- Participação nas brincadeiras.

Referências bibliográficas:
MARAFON, D. Sugestões de atividades para o processo de alfabetização.

Anexos:
  • Jogo da caixa dos nomes
Material: fichas com os nomes das crianças e três caixas de sapato.
Finalidade: terminar primeiro os nomes da caixa.
Números de participantes: Total de alunos divididos em três grupos.
Regras:
  • Organizar as crianças em três filas e deixar uma caixa na frente de cada.
  • Cada caixa deverá conter os nomes das crianças daquela fila.
  • Dado um sinal, na ordem da fila, cada criança procura seu nome na caixa e, encontrá-lo, corre para o final da fila permitindo que o seguinte prossiga  o jogo.
  • Ganha a competição o grupo que terminar primeiro
Variação: Encontrar na caixa o nome do colega de trás.

  • Adivinha quem é
            Com uma venda, tapar os olhos de um aluno e pedir-lhe que tateie um colega e descubra quem é.
            Se o aluno não descobrir, dizer-lhe o nome do colega e pedir-lhe que o escreva no quadro com os olhos vendados.
            Se o aluno descobrir, pedir-lhe que escreva o  nome do colega no quadro sem a venda nos olhos.

  • Baralho Ortográfico
Material: papel cartão, canetinha, figuras diferentes.
Como brincar:
  • Em dupla ou quarteto. Uma dupla pega cinco cartas com figuras e a outra cinco cartas com os nomes das figuras.
  • A criança que está com a carta com a figura joga-a sobre a mesa. A dupla que está com o nome olha o desenha, procura o nome o joga por cima. Se o alunos acertar, passa para a próxima carta, se errar, sai Jô jogo e chama o próximo.



Plano de aula


Período: 8 horas
Área do conhecimento: Língua Portuguesa

Conteúdos:
- Advinha quem é;
- Bingo de letras e palavras;
- Quebra cabeça
- Dominó (imagens e letras)
- Momento de leitura

Objetivos:
- Criar relação professor aluno;
- Através dos jogos fazer um levantamento das dificuldades que os alunos apresentam;
- Envolver o aluno, dentro de sua realidade, para novos conhecimentos ou até mesmo a fixação dos conteúdos já aprendidos.

Encaminhamento Metodológico:
- Apresentação do grupo para turma (1° ano e 3° ano A e B)
- Realizar a brincadeira advinha quem é, para conhecer os alunos;
- bingo de letras para os alunos do 1° ano e bingo de palavras para os alunos do 3° ano
- Quebra cabeça de imagens
- Dividir a turma em grupos de três alunos
- Brincar com dominó de figura e letras e assim observar o conhecimento individual de cada um;
- Jogo da memória palavras e figuras;
- Encerrar a aula contando história.

Recursos:
Papel sulfite, jogos produzidos na faculdade (revistas, cola, tesouras, cartolina), mesa e cadeiras.